Saúde e Qualidade de Vida

Já parou para pensar como as pessoas sempre falam em saúde e qualidade de vida, mas sem realmente se esforçarem para alcançar isso?

Fique comigo, no Gazeta Mercantil,  até o final e saiba porque Saúde e Qualidade de Vida são coisas totalmente diferentes para cada pessoa.

Eu mesma, por exemplo, sempre falei que meu sonho era ter mais qualidade de vida, morar na beira da praia, praticar exercícios, me alimentar melhor… Como se isso fosse coisa de outro mundo.

Na verdade, o grande problema é que estamos sempre falando nessas coisas no futuro – nunca no presente, e a triste verdade é que você só vai realmente conquistar o que deseja se começar AGORA!

Calma, não estou dizendo para você abandonar tudo e mudar radicalmente, até porque isso não daria certo nunca. O que você precisa é parar de falar e começar a agir.
Saúde e Qualidade de Vida

Saúde e Qualidade de Vida precisam de ATITUDE

Sim, são as atitudes que mudam realmente as coisas a nossa volta. E a boa notícia é que atitude não tem tamanho, pode começar com uma simples volta na quadra, trocando um copo de refrigerante por um de água ou suco.

Eu sugiro que você comece marcando uma consulta médica para um check-up, é simples e dependendo do seu plano de saúde, não vai custar nada a mais. E você já garante uma tranquilidade a mais.

Conceito de Saúde e Qualidade de Vida

Essa consulta médica é importante porque a maioria das pessoas associa qualidade de vida e saúde a praticar exercícios físicos e comer mais verduras, isso não está errado, mas não é só isso.

E o risco que você corre quando é sedentário e resolve começar a praticar exercícios aeróbicos de impacto é muito alto. Veja pelo índice de “atletas de final de semana” que dão entrada nos hospitais brasileiros por taquicardia e princípio de infarto.

Na verdade, antes de começar qualquer coisa, pare e pense o que é, de verdade, qualidade de vida para você…

Para mim sempre foi poder morar na praia, perto do mar. Mas para você pode ser morar em uma grande metrópole, perto do agito.

Para mim sempre foi evitar o trânsito ao máximo, mas para você pode ser passar o dia todo dirigindo.

Para mim, qualidade de vida é sentar em um sofá confortável e assistir a um bom filme na TV, para você pode ser acampar somente com uma mochila…

Entendeu como não podemos nos medir pela vida das outras pessoas?

Qualidade de Vida é estar vivendo algo que é prazeroso para você, se você gosta da vida noturna, numa grande cidade, próximo de shoppings e baladas, vai detestar viver no campo ouvindo o som dos pássaros.

Talvez até goste de passar uns dias lá, nas férias, mas morar lá é outra coisa completamente diferente.

Enquanto que saúde, essa é geral, igual para todos, mas deve ser alcançada de formas diferentes e é aí que as coisas se confundem.

Saúde é Igual para Todos, Qualidade de Vida Varia de Pessoa para Pessoa

Por exemplo, todos concordam que praticar exercícios físicos fazer bem para a saúde, mas a intensidade dele varia de pessoa para pessoa. Outro exemplo, comer vegetais escuros faz bem para a saúde, mas a quantidade consumida depende da taxa de ferritina que você tem.

Então, tenha sempre a saúde em primeiro lugar, ou consequentemente você não vai ter qualidade de vida vegetando em uma cama de hospital, mesmo que esse hospital fique na beira da praia, ou no centro da grande metrópole.

E, para alcançar esse estado de saúde plena, descubra o que realmente seja qualidade de vida para você e utilize!

Se você odeia praticar exercícios, opte por utilizar escadas sempre que puder, evitando o elevador, assim você já está se exercitando sem perceber.

Quanto a mim, meu sonho sempre foi morar na praia, e quando eu finalmente realizei esse sonho, descobri que estar morando em uma grande capital me dava mais prazer… Enfim, é a vida!

Saúde e Qualidade de Vida
5 (100%) 1 vote[s]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *